sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Centro de Novas Oportunidades de Lagoa


O Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de Lagoa abriu em Janeiro de 2006. Encontra-se sedeado no Centro de Estudos e Formação de Lagoa (antiga Escola Jacinto Correia). Foi o quarto Centro inaugurado no Algarve e o primeiro do Barlavento Algarvio. Na altura, o Centro RVCC de Lagoa era tutelado pela Direcção-Geral de Formação Vocacional, hoje substituída pela Agencia Nacional para a Qualificação (ANQ). O Centro RVCC de Lagoa foi criado por iniciativa de docentes do curso de Educação e Intervenção e Intervenção Comunitária (actual curso de Educação Social), tendo, por isso, como entidade promotora, a Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve.
Através da portaria nº 370/2008 de 21 de Maio de 2008, os Centros RVCC deram lugar aos Centros de Novas Oportunidades (CNO), alargando o seu âmbito de intervenção. Desta forma, além do processo de RVCC, os Centros de Novas Oportunidades são a porta de entrada para variadas saídas formativas e educativas.
O CNO rege-se pela Carta de Qualidade aprovada pela ANQ. Tem como missão encaminhar os Adultos para a realização de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (Processo RVCC), para Cursos de Educação e Formação de Adultos (Curso EFA) ou para outras ofertas formativas. Apenas o processo RVCC ocorre dentro do CNO de Lagoa, sendo que as restantes ofertas educativas se realizam noutras entidades exteriores.
O processo RVCC destina-se a adultos/as maiores de 18 anos, que não possuam o nível básico ou secundário de escolaridade, e que tenham uma experiência profissional e de vida que lhes permita validar as áreas de competências previstas nos referenciais. Assim, o Centro de Novas Oportunidades de Lagoa certifica adultos/as para os níveis B1, B2 e B3 (4º, 6º e 9º anos) e para o nível secundário.
A abrangência do CNO de Lagoa ultrapassa o espaço da cidade de Lagoa, visto que realiza itinerâncias na freguesia de Algoz (concelho de Silves), na Guia (concelho de Albufeira), em empresas de Portimão, e na Universidade do Algarve (Faro).


Sem comentários: