sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Metodologia do processo RVCC


O processo de RVCC utiliza uma metodologia de balanço de competências das aprendizagens em contextos formais, não-formais e informais, e uma abordagem auto-biográfica através das histórias de vida.
No nível básico, o processo de RVCC inicia-se com a realização de 5 sessões. Estas sessões são obrigatórias e servem para explicar o que é o processo RVCC e para se desconstruir os referencias conjuntamente com os/as adultos/as. Na oportunidade, pede-se aos presentes que pensem em situações de vida que estejam relacionadas com as áreas de competência, e desta forma o/a adulto/a fica desde logo desperto/a para os objectivos do processo e para forma como deverá conduzir o se dossier pessoal. A primeira sessão é com a Profissional de RVC, que irá acompanhar o/a adulto/a ao longo do processo, e as restantes com as formadoras, nomeadamente duas sessões de Matemática para a Vida (1 MV e outra MV/TIC), uma de Linguagem e Comunicação (LC) e outra de Cidadania e Empregabilidade (CE).
O nível Secundário apresenta três áreas de Competências-Chave: Cidadania e Profissionalidade; Sociedade, Tecnologia e Ciência; e Cultura, Língua, Comunicação. Baseia-se num sistema de créditos, constituídos no total por 88 créditos, em que os/as adultos/as têm que atingir um limite mínimo de créditos em cada área. É necessário validar e certificar 44 créditos (metade do referencial), nomeadamente 16 em CP, 14 em STC e 14 em CLC. A obtenção de 1 crédito implica que o/a adulto/a evidencie 1 competência. As áreas são constituídas por vários núcleos e cada um deles têm vários domínios de referência (Contexto privado, profissional, institucional e macro-estrutural) correspondendo a um tema.


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