terça-feira, 19 de maio de 2009

A Matemática e a nossa vida

Depoimento publicado na Gazeta de Lagoa


O Matemática é sinónimo de cálculos que formam a base das actividades no dia-a-dia, especialmente no mundo orientado para o negócio de hoje. A arte da adição é inseparável da vida. Usamos cálculos simples para compras e descontos rotineiros.
Quando se compra um carro é necessário seguir vários passos; é como se fosse seguir uma receita! Ao decorar uma casa, estamos a usar princípios matemáticos. As pessoas têm usado estes mesmos princípios durante centenas de anos, em todos os países e continentes.
Como é que a matemática pode ser tão Universal????
Primeiro os humanos não inventaram os conceitos matemáticos; descobriram-nos. A linguagem da matemática são números, não é Inglês, nem Alemão nem Russo. Se formos versados nesta linguagem dos números, isso pode ajudar-nos a tomar decisões importantes e ser bem sucedidos na execução das tarefas do dia-a-dia.
Seria óptimo que todas as pessoas tivessem consciência do quanto dependemos da matemática nas nossas vidas, o problema é que as pessoas não fazem nenhuma ideia que ela lá está. Uma maneira de mostrar a importância da Matemática podia passar por colocar uma etiqueta colorida em tudo o que utiliza a Matemática. Haveria uma etiqueta nos computadores, nos bilhetes de avião, no carro, nas canetas, no telefone, nos semáforos, nos filmes, no GPS, no cinema. Só por curiosidade a primeira longa-metragem de animação por computador, TOY STORY, permitiu a publicação de cerca de 20 artigos de investigação a propósito da Matemática envolvida. Basicamente tudo o que existe levaria uma etiqueta colorida por se basear na matemática até mesmo um simples vegetal… Sim actualmente, uma grande parte das plantas que podemos comprar são resultado de um programa de criação comercial longo e complicado no qual a Matemática é essencial. É pena, que a maioria das pessoas não veja a utilidade da matemática, e que muitas vezes, não parem um pouco para reflectir em que situações, pessoais e profissionais, utilizam a matemática no seu dia-a-dia. Grande parte do trabalho que realizo com os adultos em processo RVCC é isto mesmo, ajudá-los a perceber em que situações já utilizam estes conceitos. Sinto-me forçada a repetir a seguinte ideia: “os humanos não inventaram os conceitos matemáticos; descobriram-nos”. Descubra também em que situações a Matemática entrou na sua vida.

Ana Rosário Rodrigues – Formadora de Matemática para a Vida

Sem comentários: