segunda-feira, 4 de maio de 2009

Depois de terminar o processo RVCC eu vou sentir-me mais apto, mais confiante, e mais feliz por concluir um projecto que há tanto ambicionava

Depoimento publicado no dia 24 de Abril na Gazeta de Lagoa
Na realidade a falta do 12º Ano é nos tempos de hoje uma insuficiência que todos deveriam tentar colmatar.
Sou realista, e devo dizer que também sentia esse vazio em mim, mas ao mesmo tempo, relembrava a minha idade, e algo me dizia que não valia a pena. Porém, não é apenas a idade que conta, mas também a componente do espírito jovem que me acompanha, assim como o interesse pelo conhecimento. Deste modo a vontade de chegar mais além foi mais forte.
Tentei sempre valorizar-me, e reconheço o quanto é importante e gratificante, elevarmos as nossas potencialidades como seres humanos. O bom senso, a humildade e respeito, são as chaves para uma vida mais agradável em qualquer lugar.
E foi assim, ao longo destes tempos, e destas paragens, que adquiri as competências que hoje tenho nas diversas áreas, sempre com vontade de ampliá-las, e adquirir novos conhecimentos para continuar. Pois, se a vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, também só pode ser vivida olhando-se para a frente.
Cada vez mais, vivemos o conceito de globalidade, e consequentemente ao possuirmos competências para comunicar em diferentes idiomas, absorver outras culturas de maneira natural, ter boas maneiras, e representar de forma honesta o nosso próprio País, estamos a adquirir mais valias para as nossas profissões, assim como enquanto cidadãos.
É sabido que a competência diz respeito ao conjunto de conhecimentos, habilidades e experiências, que credenciam um profissional a exercer determinada função. Por isso, o gosto e o prazer que sempre tive em adquirir novas técnicas de serviço de mesa, levou-me a frequentar a Escola de Hotelaria onde tirei vários cursos. Gosto de estar sempre actualizado, e de conhecer até os pequenos pormenores, como por exemplo: a diferença entre despejar e servir o vinho no copo. São técnicas provenientes do curso de Escanção, e que hoje também estou habilitado a dar formação nesta área, pois também possuo o curso de formação de formadores promulgado pelo “I.E.F.P.” Instituto de Emprego e formação profissional. São pormenores que contribuem para a satisfação do cliente, e em Hotelaria, não é importante que o cliente entre satisfeito, mas sim, que saia satisfeito.
Existem sempre novas abordagens, assimilação de conhecimentos e habilidades, que contribuem para o eficiente desempenho do trabalho.
Reunidas as condições necessárias, como a disponibilidade e uma grande vontade de vencer, e aproveitando toda a energia que então me invadia, decidi inscrever-me. Tentei primeiro em Portimão, na área onde resido, mas apercebi-me que havia ali ainda alguma indecisão, e por esse facto decidi inscrever-me aqui em Lagoa neste Centro de Novas Oportunidades. Reconheço que esta foi uma atitude de Herói, pois só estes fazem o que acham que devem fazer naquele momento, independentemente do medo que sentem.
Ainda bem que assim aconteceu, pois ao inscrever-me aqui encontrei algo mais que também há muito tempo procurava, ou seja: no decorrer da minha inscrição o Sr. Reinaldo da secretaria, pessoa que muito considero, perguntou-me se tinha e-mail, e eu respondi sim tenho, mas é melhor não mencionar porque eu não domino muito bem essa área, então, o Sr. Reinaldo disse-me: se tem e-mail colocamo-lo, e se não domina muito bem esta área, posso informá-lo que vai começar para a semana um curso de formação e se quiser pode inscrever-se. Ora estava aqui encontrada a solução que há tanto tempo procurava, para um dos meus problemas.
Tratei imediatamente de tudo, e frequentei com prazer aquela formação, pois aprendi e desenvolvi conhecimentos muito importantes na área das novas tecnologias, que são de uma importância vital nos dias de hoje.
Na realidade, a opção por Lagoa foi benéfica em tudo, não esperei muito tempo para ser chamado, e principalmente, porque encontrei aqui uma equipa coesa, composta por pessoas certas no lugar certo, pessoas que se aplicam com dedicação no desempenho das funções que lhes são confiadas. Bem ajam a todos, e continuem assim, pois a forma de estar entre quem aprende e quem ensina, é o primeiro e mais importante degrau para se chegar ao conhecimento e à compreensão.
Devo dizer que era mais ou menos isto que eu esperava, foi muito interessante o desenvolvimento dos trabalhos, as pesquisas que fiz na Internet, assim como ao meu arquivo pessoal. Sem dúvida que tenho recordado e aprendido bastante. Deste modo estou convencido que depois de terminar o processo RVCC eu vou sentir-me mais apto, mais confiante, e mais feliz por concluir um projecto que há tanto ambicionava. É sem dúvida uma mais-valia, que nos coloca num patamar mais elevado, que nos dá mais credibilidade, e ao mesmo tempo sentimo-nos melhor preparados para agir localmente, e pensar melhor globalmente.

Avelino Pereira, Chefe de mesa - Delfim Pestana & Resort Hotel

Sem comentários: