terça-feira, 19 de maio de 2009

RVCC, uma oportunidade de concluir o Secundário

Depoimento publicado na Gazeta de Lagoa

O processo RVCC foi uma excelente oportunidade para eu concluir o ensino secundário, por vários motivos:
- Para além da formação para descodificar o referencial, tive a possibilidade de gerir o meu próprio tempo para desenvolver os trabalhos, e marcar as entrevistas de acordo com a minha disponibilidade;
- Foi estimulante recordar e descrever as minhas situações de vida, com as respectivas competências adquiridas ao longo dos anos;
- Como é impossível elaborar os trabalhos sem recorrer a consultas, então relembrei e aprofundei matérias que tinha estudado, mas que já estavam esquecidas; adquiri novos conhecimentos, porque ao desenvolver um tema, desperta o interesse e a curiosidade de aprofundar, ou responder a um porquê. Desenvolvi a minha capacidade escrita e oral.
- A Equipa do RVCC foi excelente a todos os níveis, no relacionamento, na capacidade de comunicar e orientar, na disponibilidade de marcação de entrevistas, e no respectivo atendimento onde verifiquei da existência de pontualidade e responsabilidade, o que nos faz sentir na obrigação de procedermos do mesmo modo.
Para nós trabalhadores, o factor “TEMPO” é muito importante, pois é ele que gere a nossa vida. Neste processo o facto não estarmos sujeitos ao cumprimento de horários fixos diários, e o tempo de formação é curto e espaçado, dá-nos a possibilidade de nós próprios estabelecermos o nosso próprio horário para desenvolvimentos dos trabalhos, e marcação de entrevistas. Por este motivo e outros, recomendo, a todos os que possuem experiência profissional, e que têm o ensino secundário incompleto, que se inscrevam neste processo.
No final, senti-me orgulhosa do meu próprio trabalho, e perguntei-me a mim própria, como é que eu consegui desenvolver textos bem elaborados e organizados?

Muito Obrigado à equipa do RVCC!

Maria João Correia Rodrigues Calado

Sem comentários: