terça-feira, 19 de maio de 2009

RVCC a “ Oportunidade ” de todos os Portugueses

Artigo publicado na Gazeta de Lagoa


Frequento o “ Centro de Novas Oportunidades de Lagoa ”, no âmbito do Processo de: RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências), o qual reconhece e certifica competências da população adulta activa, através da aprendizagens e experiências de trabalho e de vida, que foram adquiridas ao longo da vida. A demonstração de aptidões ou saber de cada pessoa individualmente em diferentes contextos no seu percurso de vida, atribuindo ao adulto a possibilidade de obtenção de uma certificação de equivalência ao ensino de Nível Básico (4º,6º e 9º ano) e Nível Secundário (12º ano de escolaridade).
É uma “OPORTUNIDADE” de grande relevância para a sociedade portuguesa, permite aumentar o nível de qualificação, é um incentivo à formação dos adultos activos, contribuindo para uma mais-valia no que respeita à empregabilidade. É uma forma diferente de aprendizagem, tornando-se um incentivo ao estudo e cativando com o método praticado.
A caminhada para a conclusão do objectivo, é feita de acordo com a disponibilidade de cada pessoa embora o empenho e dedicação seja uma condição determinante, para que a responsabilidade individual esteja presente de forma a demonstrar aos profissionais que nos apoiam e incentivam em cada sessão, e provar a nós próprios de que somos capazes.
Temos tudo ao nosso dispor para que possamo-nos tornar em profissionais com formação adequada em todas as áreas, é só ter vontade e determinação.
É evidente que todo o processo exige grande disponibilidade. Não creio que seja difícil, mas sim trabalhoso. As dificuldades que senti foram a interpretação do referencial, o qual me dificultou em perceber o que realmente é pretendido, mas com a ajuda dos técnicos do centro, a qual é imprescindível e a simpatia com que todos nos recebem, nos dá alento e força de vontade para que chegue rápido o dia mais esperado, a apresentação de todos os trabalhos elaborados, a Júri para a avaliação final.
Com a obtenção de equivalência ao 12ºano de escolaridade, penso ingressar num curso para tirar carteira profissional da minha área (Contabilidade). Esta oportunidade também me fez voltar a sonhar com o que outrora era supostamente impensável, ir para a universidade, quem sabe… e porque não!
Eu recomendo, divulgo e incentivo ao ensino das “Novas Oportunidades”, espero que a população adira a este conceito de estudo, o qual é a demonstração de todo o nosso saber que está em causa, nos credenciando para um futuro de oportunidades.

Carmen Barreto

Sem comentários: