sexta-feira, 27 de março de 2009

Entrevista a Joaquim do Arco, director do Curso de Educação Social da ESE/UALG


Entrevista publicada na Página do CNO, na Gazeta de Lagoa



Decorreu no dia 12 de Março o 1º Circulo de Leitura do CNO promovido pelo Grupo de Práticas. O dinamizador foi o Professor Joaquim do Arco que conduziu uma animada sessão através das quadras do poeta algarvio António Aleixo.
A leitura é importante para que as pessoas reflictam acerca da sua própria realidade. Através dela os indivíduos vão construindo diversos significados acerca do que lêem consoante a sua experiência de vida. Assim, como futuras Educadoras Sociais, esperamos contribuir para promover o gosto pela leitura, suscitando o espírito crítico de todos os participantes.
Nos dias 9 de Abril e 7 de Maio, o Grupo de Práticas do CNO de Lagoa irá promover mais dois Círculos de Leitura no sentido de dar continuidade a esta actividade.
Actualmente, Joaquim do Arco lecciona a Unidade Curricular, Educação de Adultos, tendo desenvolvido vários projectos no terreno nessa área. Nesse sentido, formulamos algumas questões sobre a importância dos círculos de leitura e a área de Educação de Adultos.

Grupo de Práticas (GP) – Qual o contributo do curso de Educação Social para o desenvolvimento da Educação de Adultos?

Joaquim do Arco (JA) - O Curso de Educação Social tem nos seus objectivos a construção de conhecimentos e competências adequadas ao futuro educador social no âmbito da sua intervenção na comunidade local, seja urbana, rural, piscatória. Assim, como profissional vai ter uma acção de natureza educativa que contribuirá para a promoção dos indivíduos e das comunidades no sentido da mudança e transformação social. Isto é Educação de Adultos

GP – Considera que os Centros Novas Oportunidades vão ao encontro dos objectivos da Educação de Adultos?

JA- Considero que os CNOs podem ter um papel muito importante no desenvolvimento da Educação de Adultos se ajudarem os adultos a recomeçar os estudos que abandonaram (voluntária ou involuntariamente), se ajudarem os adultos na obtenção de maior formação académica para melhorarem a situação profissional, se ajudarem na actualização e consolidação de conhecimentos, se contribuírem para a formação profissional e para a empregabilidade e não apenas preocupados com a empregabilidade e não esquecerem áreas da educação de adultos tão fundamentais como a alfabetização, a animação socioeducativa, a educação popular, a educação cívica, em síntese, a educação ao longo da vida

GP - Na sua perspectiva, que importância poderá ter um Círculo de Leitura num Centro de Novas Oportunidades?

JA- Em complemento da resposta anterior direi que sensibilizar as pessoas para a leitura deve ser uma actividade quase obrigatória para quem persegue os objectivos da Educação de Adultos. Porque o círculo de leitura, tem como principal objectivo falar de leitura e para se falar de leitura é preciso ler. E ler é pensar. Através da leitura a pessoa amplia os seus horizontes no tempo e no espaço. E porque ler é um processo de reacção individual que varia de pessoa para pessoa, uma vez que cada leitor interpreta, compreende, aceita ou não aquilo que lê de acordo com as experiências que possui. Porque quem lê, vê mais, quem lê, sonha mais, quem lê, decide melhor.

Sem comentários: