quinta-feira, 26 de março de 2009

O que são os CNOs e o que permitem

Depoimento da Técnica de Diagnóstico e Encaminhamento do CNO ESE/UALG, publicado na Gazeta de Lagoa no dia 13 de Março.


Os Centros Novas Oportunidades estão inseridos na Iniciativa Novas Oportunidades e constituem-se como agentes centrais na resposta ao desafio da qualificação dos portugueses. Desta forma, podem ser vistos como uma «porta de entrada» para as diversas ofertas de qualificação e certificação que hoje existem e que permitem concluir o 4º, 6º, 9º ou 12º ano de escolaridade.
Os Centros Novas Oportunidades têm assim como missão assegurar a todos os cidadãos, maiores de 18 anos, uma oportunidade de qualificação e certificação, de nível básico ou secundário, adequada ao seu perfil e necessidades. Para tal, os Centros Novas Oportunidades estão inseridos numa rede nacional, constituída hoje em dia por centros, cujos princípios orientadores são:
- Abertura e flexibilidade – cada Centro deve organizar-se para responder a um público diversificado, respeitando e valorizando o perfil, as motivações e as expectativas de cada indivíduo;
- Confidencialidade – no tratamento da informação prestada pelo adulto e resultante do processo desenvolvido no Centro;
- Orientação para os resultados – assegurar a efectiva concretização das respostas às necessidades de qualificação e certificação dos adultos;
- Rigor e eficiência – rigor, exigência e eficiência no desenvolvimento de todos os percursos de qualificação e certificação;
- Responsabilidade e autonomia – desenvolver práticas de autonomia, responsabilidade e cooperação com diversas entidades parceiras. (Fonte: Carta da Qualidade dos Centros Novas Oportunidades, Agência Nacional para a Qualificação, 2007)

O Centro Novas Oportunidades da Escola Superior de Educação da Universidade/Lagoa, insere-se na rede nacional de Centros Novas Oportunidades e está ao seu dispor para ajudá-lo(a) a concluir o 4º, 6º, 9º ou 12º ano.
Ao inscrever-se no nosso Centro, terá de realizar o seguinte percurso:
1. Acolhimento: inicia-se com a sua inscrição e termina com a realização de uma Sessão de Esclarecimento em grupo;
2. Diagnóstico/triagem: realização de uma entrevista individual para recolha de informações sobre o seu percurso de vida, os seus objectivos, necessidades e expectativas;
3. Encaminhamento: apresentação e negociação dos possíveis percursos educativos que mais se adequam ao seu perfil e escolha de um desses percursos. Alguns desses percursos são: Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC); Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA); Vias alternativas de conclusão do secundário; Cursos de Educação e Formação (CEF); Cursos de Especialização Tecnológica (CET); Ensino Recorrente; Cursos Profissionais e Ensino Superior + 23.
4. Início de um dos percursos de qualificação e certificação, no Centro Novas Oportunidades ou numa entidade formadora exterior ao Centro.

Luciana Furtado, Técnica de Diagnóstico do CNO ESE/UALG

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