terça-feira, 28 de abril de 2009

Clube do Pensador no CNO em Lagoa


E se lhe dissessem que tinham alguns segundos para escrever uma frase e passar o texto ao seu colega? O que acha que aconteceria? Um texto em conjunto, claro! Mas consegue imaginar que tipo de texto? Apresentamos alguns exemplos, escritos durante o Clube do Pensador que as nossas colegas de curso, Sara Martins e Aurora Coelho, promoveram no dia 24 de Abril no CNO. A Sara e a Aurora estão a estagiar no Núcleo do Algarve do Instituto Paulo Freire, e, segundo sabemos, pretendem continuar a dinamizar o núcleo após a conclusão do ano lectivo. Força meninas! Aproveitamos ainda para dizer que a sessão de leitura se traduziu num final de dia muito animado, onde se falou sobre o livro “Quem quer ser bilionário?” e a importância dos conhecimentos e competências adquiridos ao longo da vida. Se não esteve lá não ficou tão “rico” quanto nós!!!

Era uma vez um homem que gostava de realizar um sonho muito especial desde a sua infância: construir uma empresa e ter muitos filhos com a mulher dos seus sonhos. No final do dia chagava a casa e sentava-se na poltrona e lia o seu livro… aquele livro fazia-o sonhar, voar até muito longe, como se fosse uma viagem que para ele era o seu grande sonho e que pensava que um dia se realizasse. Enfim, era um sonhador! E como colocar em prática o seu projecto, a sua empresa? Vamos fazer um Plano de Desenvolvimento Pessoal e talvez ajude a pensar em algo. Ele tinha sonhos e por isso fez uma lista dos objectivos que gostaria de realizar. O primeiro foi concluir o secundário e conseguiu, logo sentiu-se realizado.

Era uma vez um homem que queria voar. Pensava nisso todos os dias. Tentava perceber as suas capacidades para concretizar esse objectivo, pois tinha muita vontade de aprender a voar já que nunca ninguém o tinha ensinado. Comprou uma mota para andar na desbunda, a curtir a grande velocidade e um dia teve um grande susto, mas não passou de um grande susto. Caíra de mota, mas não ficou mal. Olhando para trás não podia ter corrido melhor, afinal, foi assim que ele a conheceu…

Era uma vez um homem que todas as noites se deitava na sua cama de rede e olhava o céu, apreciava as estrelas que para ele eram brilhantes e a sua companhia nas suas noites sozinho. Era feliz assim, pois sentia paz, o conforto, a tranquilidade do céu estrelado à noite.
Certo dia, deu-lhe um vaipe e não se sabe bem porquê, revoltou-se com a vida! Dizem que se lutarmos pelo que desejarmos alcançar, não desistirmos dos nossos sonhos, é mais fácil se feliz e vivermos bem connosco e com os outros, mas às vezes as coisas não são bem assim tão fáceis e o homem ficava sozinho a pensar na sua vida e olhava para as estrela pensando no dia em que iria realizar o seu desejo mais profundo.

Era uma vez um homem que era escritor de histórias de amor. Apaixonado pela vida, não sabia viver sem amar o próximo. Era protector da natureza e um dia resolveu tirar um curso de Protecção da Natureza. Tornou-se um ambientalista convicto e defendeu os seus ideais com grande convicção. Logo reuniu-se com outras pessoas e discutiram sobre temas engraçados e divertidos porque a vida é sempre uma animação. Saíram para jantar e comeram uns caracóis para festejarem o 25 de Abril, porque esta não é uma data qualquer… tomara à sociedade portuguesa actual ter a coragem e iniciativa daquela gente bravia e revolucionaria que todas as pessoas temiam.

Sem comentários: