sexta-feira, 24 de abril de 2009

Depoimento de Julio Antão

Depoimento de Julio Antão publicado na Gazeta de Lagoa no passado dia 17 de Abril.


Ao ter ouvido falar do processo de R.V.C.C., não hesitei em inscrever-me pois foi sempre meu objectivo pessoal ter um grau de aprendizagem superior ao que tenho actualmente.
Apesar de trabalhar e ter uma carga horária elevada, não deixa de ser meu objectivo conseguir obter esta mais-valia, pois com as exigências governamentais, empresariais e sociais, o conhecimento nunca é demais para uma caminhada de sucesso.
Actualmente e já com uma parte substancial do processo concluída, chego à conclusão de que fiz uma boa opção, ao ter aderido a esta forma de concluir o 12.º ano. No meu caso pessoal já tinha tentado em tempos, através do ensino secundário acabar as disciplinas que me faltavam do 11.º ano e depois tentaria ir mais além, no entanto tive que optar pela minha actividade profissional já que a carga horária e a obrigação de assistir às aulas, tornavam estas duas actividades incompatíveis.
No meu ponto de vista, este processo só peca por ter um referencial muito complexo, num entanto o trabalho desenvolvido por parte dos profissionais, que nos encaminham e ajudam na sua desconstrução, é muito eficiente, o que facilita em grande parte a sua concretização.
À medida que avanço na elaboração deste processo formativo, fico cada vez mais interessado, pois a forma solicitada para a elaboração dos núcleos pretendidos, faz-nos regredir ao passado, exige que falemos da nossa experiências de vida, faz desenvolver capacidades de interpretação e argumentação, obriga-nos a pesquisar muito na internet, revistas, jornais, sobre temas actuais ou menos actuais, mas num entanto, sempre numa perspectiva muito interessante.
Dá-nos a oportunidade de nos podermos manifestar sobre certas actividades que possamos ter, de carisma cultural, desportivo ou simplesmente de lazer. Como eu desenvolvo alguns trabalhos de carácter artístico, desde a pintura, passando pela escultura, cerâmica, fotografia e design, e como em muitos desses trabalhos, costumo manifestar a minha preocupação constante pelo meio ambiente, encontrei através deste processo R.V.C.C., uma forma de ao falar deste tipo de problemas, poder encaixar imagens das minhas obras de arte, tornando assim o portefólio final, menos monótono e por sua vez, enriquecido em cor e imagem. Passo a anexar alguns desses trabalhos.



Recomendo a todas as pessoas que gostam de novas tecnologias, que não podem despender de tempo em horários fixos, visto por este processo, o adulto está sujeito a uma forma flexível de trabalho, podendo adaptar a sua concretização às suas conveniências laborais e pessoais, nunca pondo de parte a ambição, na obtenção dos seus objectivos, pois não se pense que este meio de conclusão do 12.º ano, é mais facilitado que outros modelos existentes.
Espero também com este objectivo concretizado, vir a ter um futuro mais facilitado, no meu enriquecimento cultural, pois com o nível secundário acabado poderei ter outras oportunidades que actualmente não tenho.
A ambição faz parte da mente humana, como humano que sou, não é meu objectivo continuar a exercer a profissão que tenho eternamente. Não quero com isto dizer que o RVCC vá resolver toda a minha ambição, mas penso que será sem dúvida um bom princípio para poder ambicionar “ir mais longe”.

Júlio Antão
http://www.julioantao.com/

Sem comentários: