quinta-feira, 16 de abril de 2009

Concretização de um sonho...

Depoimento da Adulta Maria Amélia Urgeiro, publicado na Gazeta de Lagoa

Durante toda a minha vida profissional pouco ou nenhum tempo me sobrava para a realização pessoal. Era a casa, o marido, os filhos, o trabalho…
Após a reforma decidi que era tempo de pensar um pouco em mim mesma.
Depois de tomar conhecimento, pela Comunicação Social, da existência do Centro Novas Oportunidades em Lagoa resolvi concretizar um sonho muito antigo: concluir o nono ano.
Quando soube que ali as competências adquiridas ao longo da vida seriam validadas achei o máximo. Inscrevi-me e, com muito empenho, trabalho e dedicação terminei o ensino básico.
Porém outra porta se abriu: O CNO iniciava o nível secundário. Porque não tentar?
Inscrevi-me, e fiz o percurso que estava pré estabelecido. Foi com muita alegria, orgulho e realização pessoal que no passado dia doze de Março estava perante um júri para validar os créditos que iriam certificar-me com o nível secundário.
O balanço final é positivo. Adquiri a certificação. Adquiri novos amigos. O grupo era muito heterogéneo, várias idades, várias profissões. A troca de experiências também foi muito enriquecedora. Ganhei uma consciência cívica mais desperta para os problemas ambientais a necessidade de poupar no consumo de água e electricidade, os benefícios da reciclagem, a defesa do meio ambiente, … .
Também aprendi a conhecer-me melhor. Uma parte dos trabalhos era feita na primeira pessoa, o que me levou a uma retrospectiva da minha vida, na família, no trabalho e na sociedade. Fiquei surpresa com os ensinamentos que as vivências e as experiências porque passei nessas áreas me proporcionaram
Com o passar dos anos fui entendendo várias questões que me tinham sido incutidas e que havia interiorizado mecanicamente sem as compreender.
Consolidei assim, com compreensão e com razão, aprendizagens que tinha adquirido ao longo do tempo.
Incuti nos meus filhos o gosto pelo saber e o respeito pelo próximo.
Conclui que não passei pela vida. Aprendi com a vida e quero continuar a fazê-
-lo.
Considero-me hoje um ser humano mais atento aos problemas ambientais e às relações com os outros. Os temas dos trabalhos efectuados levaram-me a muitas leituras na internet e em livros e revistas. Através deles adquiri conhecimentos mais profundos em várias áreas. Este projecto poderia ter a sua continuidade com a criação de uma Universidade Sénior na cidade de Lagoa. Áreas como a saúde, a história do País, do Distrito e do Concelho, a informática, as artes, etc, teriam, possivelmente, um grande interesse para a população desta faixa etária que, muitas vezes, não têm possibilidade de conviver com outras pessoas fora do seu ambiente familiar.
Estou ciente, por mim própria falo, que esse convívio e conhecimentos iriam enriquecer, os intervenientes e torná-los mais produtivos e realizados.

Maria Amélia Urgeiro (61 anos de idade)

Sem comentários: