quinta-feira, 16 de abril de 2009

Debate sobre Alimentação Saudável

Entrevista publicada na Gazeta de Lagoa


No âmbito do Plano de Actividades do Grupo de Práticas do CNO ESE/UALG, decorre no próximo dia 17 de Abril, no Centro de Novas Oportunidades em Lagoa, um debate sobre Alimentação Saudável. Para dinamizar a sessão foi convidada a professora da Universidade do Algarve, Maria Palma Mateus. Quem estiver interessado em participar, poderá inscrever-se no CNO ou solicitar uma ficha de inscrição através do email cnolagoa.grupopraticas@gmail.com.
Pretende-se com esta actividade promover o debate, entre os presentes, sobre hábitos alimentares e as suas implicações na saúde. Resolvemos questionar a professora Maria Palma sobre esta actividade antecipando um pouco o que se vai passar.

Grupo de Práticas (GP) – Um acto banal que no fundo é comer tem influência naquilo que somos como seres humanos, portanto, o que comemos reverte-se na nossa saúde?

Maria Palma (MP) –
O que comemos influência de modo determinante a nossa saúde, na medida em que é aos alimentos que o organismo vai buscar os nutrientes que necessita para poder assegurar o seu funcionamento. Todos os alimentos contêm substâncias (nutrientes) que são imprescindíveis ao bom funcionamento do nosso organismo, e que são o garante do nosso estado de saúde. No entanto, temos de assegurar que os consumimos de uma forma equilibrada, pois quer a sua falta quer o seu excesso vão determinar desequilíbrios metabólicos que vão contribuir para aumentar a susceptibilidade para desenvolver determinadas doenças.

GP – Hoje em dia há pouco tempo para cozinhar e muitos aderiram à moda da cozinha pré-feita e dos fast food. Quais são as implicações para a saúde desta realidade?

MP – As principais implicações desta situação estão ligadas a uma prática alimentar monótona, propiciadora de desequilíbrios nutricionais, isto é vai contribuir para que certos nutrientes como as gorduras e os açucares sejam consumidos em quantidades excessivas e que outros nutrientes essenciais como as vitaminas e os minerais (presentes em abundância nos produtos hortícolas, frutas e cereais pouco refinados) não sejam consumidos nas quantidades necessárias ao metabolismo humano, o que vai ter implicações no estado de saúde.

GP – O que pode ser considerada uma alimentação saudável?

Uma alimentação saudável é uma alimentação que assenta numa ampla variedade de alimentos, de forma a garantir que o organismo tem acesso a todos os nutrientes que necessita e equilibrada, nas quantidades correctas de forma a não haver desequilíbrios nutricionais.

Sem comentários: