sexta-feira, 24 de abril de 2009

Entrevista a Orlando Santos


No âmbito do Plano de Actividades do Grupo de Práticas do CNO ESE/UALG, decorre no próximo dia 27 de Abril, no Centro de Novas Oportunidades em Lagoa, uma Oficina Artística de Teatro e Artes Circenses. Para coordenar a actividade foram convidados os smile makers, animadores e amantes da arte.
Orlando Santos, um dos elementos do grupo de artes circenses, smile makers, validou recentemente as suas competências, adquiridas ao longo da vida, através do processo RVCC, obtendo um certificado de nível básico. Orlando foi nosso convidado em mais uma edição do programa de rádio “Vidas com História”, onde revelou como chegou à profissão de Animador Sociocultural e qual o impacto que o processo RVCC teve na sua vida. Orlando Santos aceitou partilhar com todos os interessados o seu talento na área do teatro e das artes circenses, prontificando-se a realizar esta Oficina Artística de entrada livre e aberta a toda a comunidade. Quem estiver interessado em participar poderá inscrever-se no CNO ou solicitar uma ficha de inscrição através do email cnolagoa.grupopraticas@gmail.com.
Resolvemos questionar Orlando Santos sobre esta actividade e sobre a sua passagem pelo processo RVCC.

Grupo de Práticas (GP) – Como surgiram os smile makers, e que trabalho desenvolvem?

Orlando Santos (OS) –
Os Smile Makers são um grupo de artes circenses que surgiu em 2005 na base de um longo trabalho desenvolvido juntamente com o Miguel Costa desde 2003.
Ambos partilhávamos de uma filosofia e ideais comuns de trabalho que se conjugaram na formação do grupo.
Actualmente contamos com um total de 5 elementos e trabalhamos essencialmente na região do Algarve, apesar de os nossos horizontes se alargarem cada vez mais.

GP – O que se vai passar nesta Oficina Artística no dia 27 de Abril?

OS – Pretendo com esta oficina fazer uma introdução às artes circenses (técnicas clown, malabarismo, andas, monociclo, modelagem de balões, pinturas faciais), uma área que todas as pessoas gostam e têm curiosidade em conhecer.
Esta oficina dará a oportunidade a todas as pessoas que nela participarem de se iniciarem nestas andanças! Desde já faço o convite a todos para se inscreverem. Irão ver que valerá a pena!

GP – O que achou do convite do grupo de práticas para coordenar esta Oficina Prática?

OS – Antes de mais quero agradecer ao Grupo de Práticas do CNO ESE/UALG pelo convite que me fizeram para realizar no próximo dia 27 a Oficina de Artes Circenses.
A iniciativa é muito positiva em todos os sentidos e para mim é muito especial porque em Novembro obtive o certificado de equivalência ao 9º ano através do processo RVCC. O plano de actividades do Grupo de Práticas e este convite acabam por ser a continuação de todo o processo que realizei até agora.

GP – Porque resolveu inscrever-se no Centro de Novas Oportunidades?

OS
– Tenho alguns amigos que realizaram o processo no CNO de Lagoa e falavam com bastante entusiasmo de todo o percurso, equipa, trabalhos realizados e competências adquiridas. A isto, juntou-se também a necessidade que eu tinha de concluir o ensino básico, abrindo-me as portas para me inscrever no ensino secundário. Já tinha tentado por duas vezes concluir o 9º ano através de outras ofertas de formação mas todas elas se mostraram infrutíferas. O RVCC é um processo que me valoriza tanto a nível pessoal como profissional.

GP – Qual foi a importância do processo RVCC na sua vida?


OS
– O processo RVCC permitiu-me partilhar experiências maravilhosas, reflectir sobre a minha vida, reviver histórias de vida com recurso à memória e reflectir sobre as minhas acções. Fez-me ver e valorizar as aprendizagens e competências que adquiri ao longo da vida.
Esta certificação além de me abrir novas portas no mundo do trabalho, mostrou-me também que por mais difícil que seja a nossa vida pessoal e profissional estamos sempre a aprender.
Entre todos os meus colegas de grupo houve uma entreajuda fantástica. Fomos o suporte uns dos outros.
Espero que iniciativas como esta continuem a acontecer porque são muito importantes para o futuro das pessoas deste país.

Sem comentários: